A ação inicial será realizada na Escola Municipal Suzel Dantas, localizada em Maceió, nesta sexta-feira (19). A abordagem incluirá dinâmicas lúdicas, teatros e simulações, adaptadas para o ensino fundamental I, com o intuito de engajar e educar os alunos de forma interativa.
No sábado anterior (13), acadêmicos de Medicina e Enfermagem participaram de um curso intensivo. Ministrado pelos enfermeiros Breitner Lima e Eliza Figueiredo, o treinamento abrangeu temas cruciais, como o tratamento de hemorragias, engasgos, paradas cardiorrespiratórias, desmaios, queimaduras e crises convulsivas.
Breitner Lima destacou a importância de capacitar socorristas: “Preservar a vida, aliviar o sofrimento e promover a recuperação são fundamentais. Ter alguém preparado antes da chegada de profissionais pode minimizar as sequelas das vítimas”. Para a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, o PSE destaca-se por ensinar jovens sobre o papel essencial do Samu e as consequências negativas dos trotes.
Maria Lierge Batista, assistente social e coordenadora do PSE, destacou o impacto do programa ao longo dos anos, enfatizando sua relevância na transformação e conscientização social. A estudante de Enfermagem Welissa Laísa Gomes expressou entusiasmo por participar do projeto, ressaltando a oportunidade de aprimorar habilidades e impactar positivamente a vida das crianças.
As escolas interessadas em integrar o projeto devem entrar em contato com Maria Lierge Batista para agendar as atividades, que são oferecidas gratuitamente a toda a rede de ensino.