A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, abriu o evento destacando a urgência na integração das unidades para otimizar o tempo de resposta em atendimentos de urgência e emergência. Ela ressaltou a necessidade de se equipar as Unidades de Suporte Básico com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista, medida que poderia aumentar a eficiência no atendimento pré-hospitalar.
Em uma visão mais educacional, o coordenador do Nep, médico Luiz Antonio Mansur Branco, abordou futuros cursos e treinamentos previstos para 2025, como Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV). Ele enfatizou a importância do aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde, refletindo sobre as capacitações realizadas em 2024.
Temas de segurança também foram discutidos. A enfermeira Dilma Teixeira mencionou regulamentos importantes, como a Portaria 529/2013, enquanto Edivânia Maria Salvador, coordenadora do SCIPH, frisou a importância de práticas de higienização para a prevenção de infecções. Além disso, o engenheiro do trabalho Douglas de Andrade Almeida destacou a gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a importância de exames periódicos para servidores.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, participou do evento, classificando-o como crucial para a integração dos serviços de urgência e emergência na região. A enfermeira Valdilene Meneses da Silva, de Rio Largo, elogiou a iniciativa do Samu, valorizando a aprendizagem e a integração proporcionadas pelo encontro. Ao término, um Termo de Compromisso foi assinado, garantindo o comprometimento dos municípios com a formação contínua dos profissionais, visando fortalecer ainda mais o atendimento à população.