A iniciativa visa ampliar os atendimentos por meio de aeronaves, proporcionando mais eficiência e eficácia na assistência médica. A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância de atender com o menor tempo-resposta possível, enfatizando o desafio do Samu Alagoas.
Para viabilizar o novo serviço, representantes do Serviço Aeromédico do Samu se reuniram com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) para alinhar as diretrizes de funcionamento. Segundo um dos fundadores do Serviço Aeromédico em Alagoas, o coronel do CBM/AL André Madeiro, a previsão é que o serviço seja implantado ainda neste mês, representando um marco para a saúde pública alagoana.
O coordenador médico do Samu Maceió, médico Adriano Belo, também expressou que a ampliação do suporte aeromédico será fundamental para agilizar a assistência à população. Ele ressaltou que a aeronave possibilitará a transferência de pacientes para serviços mais complexos em outros estados, especialmente em distâncias maiores, nas quais o helicóptero não consegue realizar o transporte.
Além do avião, o Samu de Alagoas já conta com um helicóptero para atendimento aeromédico. A expectativa é de que o reforço no transporte de pacientes contribua significativamente para a melhoria do atendimento médico emergencial em todo o Estado.