ALAGOAS – Samu Alagoas seleciona acadêmicos para Projeto Samu nas Escolas, com objetivo de reduzir trotes e ensinar primeiros socorros em escolas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas está selecionando acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem e serviço social para integrarem o Projeto Samu nas Escolas deste ano. A iniciativa visa a redução dos trotes e a divulgação de informações sobre primeiros socorros, atuando de forma educativa nas escolas.

No último sábado (9), foi realizada a etapa prática de seleção, onde os candidatos apresentaram um tema sorteado na hora para uma banca examinadora composta por profissionais do Samu e acadêmicos que já participam do projeto. Ao todo, serão escolhidos 35 acadêmicos, de um total de cem inscritos.

O Projeto Samu nas Escolas é uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e foi criado em 2014. Além de abordar a questão dos trotes, também oferece noções básicas de primeiros socorros, contribuindo para a formação cidadã dos alunos.

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressalta a importância do projeto na conscientização dos estudantes e na prevenção de situações de emergência. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca a relevância do trabalho educativo para as crianças e adolescentes.

A próxima etapa do processo seletivo está prevista para sexta-feira (15), quando os acadêmicos selecionados irão desenvolver material didático para as palestras e aulas que serão ministradas ao longo do ano letivo. O projeto atenderá escolas do ensino fundamental e médio, públicas e privadas.

Os interessados em ter a participação do Projeto Samu nas Escolas em suas instituições de ensino devem entrar em contato pelo e-mail especificado no texto, enviando um ofício com as informações necessárias. O início das ações nas escolas está programado para o dia 22 de março, após a capacitação dos acadêmicos selecionados.

Dessa forma, o Samu de Alagoas reforça seu compromisso com a educação em saúde e a promoção de atitudes responsáveis e solidárias em situações de emergência. O projeto Samu nas Escolas representa uma importante iniciativa para a formação de uma sociedade mais consciente e preparada para lidar com situações de risco e urgência.

Sair da versão mobile