ALAGOAS – Samu Alagoas registra mais de 20 mil atendimentos nos primeiros seis meses de 2024, aponta relatório da Sesau.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas divulgou um relatório contabilizando mais de 20 mil atendimentos nos primeiros seis meses deste ano. A Gerência de Atenção Pré-Hospitalar da Sesau revelou que, entre janeiro e junho, foram realizados 10.658 atendimentos em Maceió, 4.965 em Arapiraca e 5.243 nas Bases Descentralizadas.

O Samu de Alagoas possui duas Centrais, uma em Maceió e outra em Arapiraca, além de 32 Bases Descentralizadas espalhadas pelo Estado. Os serviços do Samu funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo a população com atendimento pré-hospitalar móvel. Além das ambulâncias e motolâncias, o Samu de Alagoas também oferece socorro aéreo por meio do Serviço Aeromédico, que utiliza um helicóptero para agilizar o atendimento às vítimas em todo o território alagoano.

O atendimento do Samu começa a partir do chamado telefônico, feito pelo número 192, onde os técnicos prestam orientações sobre as primeiras ações a serem realizadas. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância do protocolo determinado pelo Ministério da Saúde para garantir a eficiência e rapidez no atendimento.

A população deve acionar o Samu pelo telefone 192 em casos de emergência, como dores súbitas no peito, crises convulsivas, intoxicações, queimaduras, trabalho de parto de risco, perda de consciência, falta de ar, quedas acidentais, sangramentos, crises hipertensivas e acidentes de trânsito.

O Samu de Alagoas continua atuando incansavelmente para garantir um atendimento ágil e eficiente à população do Estado, priorizando a vida e o bem-estar dos cidadãos em momentos de emergência e necessidade de cuidados médicos imediatos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo