Essas novas ambulâncias, completamente adaptadas e equipadas com os mais modernos aparatos necessários para o atendimento pré-hospitalar de urgência, são fundamentais para os serviços de emergência, principalmente em casos de acidentes de trânsito. Antes de serem colocados em operação, os veículos passarão por processos obrigatórios de emplacamento e aquisição de seguro veicular, conforme ditam as normas do Ministério da Saúde.
Segundo o secretário Gustavo Pontes, a atualização da frota resultará em uma resposta mais rápida nos atendimentos do Samu. “Na assistência pré-hospitalar, cada segundo conta para salvar vidas. Com a nova frota, nossa eficiência aumenta, permitindo que mais vidas sejam salvas”, destacou ele, ressaltando também o papel crucial da colaboração do governador Paulo Dantas em Brasília e do apoio da bancada federal para a captação desses investimentos no estado, com o Ministério da Saúde desempenhando um papel de parceria significativo.
A distribuição das novas ambulâncias beneficiará os municípios de Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Colônia de Leopoldina, Delmiro Gouveia, Inhapi, Marechal Deodoro, Olho D’Água do Casado, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Teotônio Vilela e Viçosa.
Tudo isso reforça a relevância do Samu como parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, integrando a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de Atendimento às Urgências e oferecendo um serviço gratuito e disponível 24 horas, acessível pelo número 192.