ALAGOAS – Samu Alagoas promove curso de Suporte Avançado de Vida para médicos e enfermeiros na Central Maceió até o final de junho.

Na tarde desta quinta-feira, dia 06 de junho de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas deu início a mais uma edição do Curso de Suporte Avançado de Vida, destinado a médicos e enfermeiros. A capacitação, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, tem carga horária de 130 horas e está sendo realizada na sede da Central Maceió.

O curso, que seguirá a Portaria 2048 do Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo preparar os profissionais para atuar em situações de urgência e emergência com competência e eficácia. A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância do treinamento, afirmando que capacitar a equipe é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e salvar vidas.

A programação do curso inclui aulas teóricas e práticas sobre diversos temas relevantes para o atendimento em urgência, como atendimento inicial ao trauma, manejo de vias aéreas avançado, síndromes respiratórias e coronarianas, entre outros. Além disso, os participantes receberão treinamento sobre choque, parada cardiorrespiratória e manejo de traumatismos.

O médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, ressaltou a importância do treinamento para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e melhorar o tempo-resposta nos atendimentos. Ele enfatizou a abrangência do curso, que capacitará os profissionais para lidar com qualquer situação de urgência e emergência.

Para os participantes, como a médica Tatiana Kalef Leão, o curso é uma oportunidade de aprimorar a qualidade do serviço prestado pelo Samu em Alagoas. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou o compromisso da Sesau e do Samu com a excelência no atendimento, afirmando que a formação contínua da equipe contribui para consolidar o Samu como referência na assistência médica de urgências e emergências em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo