Durante a manhã, a equipe Operacional e as de Articulação e Mobilização Social se dedicaram a distribuir panfletos com orientações importantes para garantir a segurança de todos que visitam a capital de Alagoas. Pontos com grande concentração de pessoas, como a Feirinha do Artesanato e o Marco dos Corais, foram estratégicos para alcançar o público-alvo.
Entre as principais dicas compartilhadas na panfletagem estão o respeito às placas de sinalização nas praias, a orientação sobre locais seguros para o banho de mar em parceria com os salva-vidas do Corpo de Bombeiros, e a importância de utilizar pulseiras de identificação nas crianças durante os passeios para facilitar a localização em casos de desencontro.
O sargento bombeiro Robson Inácio Marinho, que atua no Ronda no Bairro, ressaltou a importância dessas orientações para evitar problemas e reduzir o risco de afogamentos ou crianças perdidas. Além disso, a ação foi elogiada pela comerciante Ana Cláudia Alves, que destacou o trabalho dos agentes do Ronda no aumento da sensação de segurança na região da Feirinha do Artesanato.
O coordenador Operacional do Ronda no Bairro, tenente J. Edson, enfatizou a preocupação do Governo de Alagoas com o bem-estar dos visitantes, ressaltando o papel do programa na conscientização e informação no Dia Mundial do Turista. Vanessa Castro, chefe da Equipe de Articulação e Mobilização Social, destacou que o Ronda no Bairro conta não apenas com guarnições operacionais, mas também com equipes sociais formadas por psicólogos e assistentes sociais, garantindo um acolhimento humanizado em diversas situações.