ALAGOAS – “Ronda no Bairro é Exaltado em Evento Nacional por Abordagem Humanizada à População de Rua no Maranhão”

O Programa Ronda no Bairro, reconhecido por seu acolhimento humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade, se destacou em nível nacional durante o Encontro Nacional Pop Rua Jud, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em São Luís, Maranhão. O encontro, que termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, reúne representantes de todo o país para debater estratégias de garantia de direitos, com foco nas temáticas de Justiça Emancipatória e Liberdades Substantivas.

Durante o evento, o Ronda no Bairro foi exaltado como exemplar na criação de relações de confiança e em abordagens cuidadosas. Segundo Rafaelly Machado, coordenadora nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas, o programa é frequentemente citado como modelo a ser seguido por conta de sua atenção humanizada.

Participando em nome do programa e da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a psicóloga Áurea Vasconcelos contribuiu para o painel sobre Violência Estrutural e Interseccionalidades, discutindo temas como racismo, preconceito à pobreza e saúde mental. Vasconcelos apresentará o Ronda no Bairro como um case de boas práticas no Tribunal de Justiça do Maranhão, evidenciando o impacto positivo do programa.

O evento teve início na quarta-feira, 13 de agosto, na Fundação da Memória Republicana Brasileira. A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e mais de 400 magistrados e autoridades de diversas esferas. Este encontro serve para fortalecer as redes de apoio e promover a discussão de políticas efetivas para melhorar a qualidade de vida da população em situação de rua.

Sair da versão mobile