Durante o evento, o Ronda no Bairro foi exaltado como exemplar na criação de relações de confiança e em abordagens cuidadosas. Segundo Rafaelly Machado, coordenadora nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas, o programa é frequentemente citado como modelo a ser seguido por conta de sua atenção humanizada.
Participando em nome do programa e da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a psicóloga Áurea Vasconcelos contribuiu para o painel sobre Violência Estrutural e Interseccionalidades, discutindo temas como racismo, preconceito à pobreza e saúde mental. Vasconcelos apresentará o Ronda no Bairro como um case de boas práticas no Tribunal de Justiça do Maranhão, evidenciando o impacto positivo do programa.
O evento teve início na quarta-feira, 13 de agosto, na Fundação da Memória Republicana Brasileira. A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e mais de 400 magistrados e autoridades de diversas esferas. Este encontro serve para fortalecer as redes de apoio e promover a discussão de políticas efetivas para melhorar a qualidade de vida da população em situação de rua.