Serão incorporadas 10 novas guarnições, elevando o número total para 40 agentes atuando do Pontal da Barra até Ipioca, regiões litorâneas que recebem um grande fluxo de visitantes durante a alta temporada. Segundo Dória, a segurança reforçada visa proporcionar aos turistas e moradores um ambiente de tranquilidade, apoiado por uma colaboração estreita com outras forças de segurança e o setor hoteleiro.
A operação, detalhada pela major Antonieta Severo, subcomandante do Ronda no Bairro, trará horários de operação estendidos, além de dois novos turnos, visando intensificar a presença policial nas ruas. Simultaneamente, ações sociais serão intensificadas, buscando apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
O secretário destacou ainda a atenção especial ao turista, com equipes bilíngues e o projeto Ronda Cultural Corações da Paz, que inclui apresentações musicais em locais estratégicos. A Operação Verão começa oficialmente com a chegada do primeiro cruzeiro ao Porto de Maceió no dia 19, contando com mais de 30 atracações até abril de 2026.
Na reunião, também estiveram presentes Flávio Saraiva, secretário de Segurança Pública, e Bárbara Braga, secretária de Turismo, que apresentaram dados indicando uma redução de 18,83% nos índices de criminalidade na região da Orla. Para Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, a parceria entre segurança e turismo é crucial para manter Alagoas como referência nacional em hospitalidade e proteção ao visitante. O trade turístico se mobiliza em conjunto para garantir uma temporada segura e bem-sucedida.