Localizado em uma das regiões mais populosas e vulneráveis da cidade, o projeto surge como resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa visa assegurar a alimentação de qualidade para as famílias inscritas no CadÚnico e os beneficiários do Bolsa Família, priorizando a população de baixa renda. O projeto ainda promove o estímulo à agricultura familiar e o fortalecimento da economia local ao garantir que a produção venha de agricultores locais.
Durante a visita, Ronaldo Lessa destacou que o restaurante popular vai além de fornecer refeições; é uma implementação de políticas públicas integradas que buscam capacitá-las e melhorar suas condições de vida. Com subsídio de R$ 5 por refeição garantido pelo governo estadual, o projeto também simboliza um comprometimento com parcerias positivas entre instituições governamentais.
A secretária Kátia Born ressaltou que essa iniciativa é um divisor de águas nas ações da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, reforçando a segurança alimentar como prioridade.
Representando a Conab, o superintendente regional Eliseu José Rego afirmou que a parceria sublinha o papel essencial da instituição em apoiar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar por meio de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos. O restaurante popular se integra assim a um conjunto maior de políticas sociais que visam combater a pobreza extrema em Alagoas, destacando-se também importantes iniciativas como o Cartão Escola 10.
Este novo equipamento, portanto, não apenas representa um avanço para a segurança alimentar, mas também um marco no compromisso do Governo de Alagoas em promover inclusão social e combater a fome de maneira abrangente e sustentável.