Durante a reunião, a tenente-coronel Elaine Monteiro, representante do GSI, informou que as Forças Armadas (Marinha, Aeronáutica e Exército) e os órgãos de segurança do estado (Polícias Militar, Civil, Penal e Corpo de Bombeiros) terão um efetivo desfilando de aproximadamente 1.500 homens e mulheres. O desfile será realizado mais uma vez na Praia da Avenida da Paz, com concentração a partir das 6 horas e bloqueio da área.
A programação do desfile inclui a revista das tropas pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa, às 8h30, seguida do início do desfile às 9 horas. A tenente-coronel Elaine Momento ressaltou a importância de um desfile que tenha uma boa evolução, com duração média entre 1h30 e 1h40, para que seja possível apresentar à população o momento de alegria que representa a cidadania e o patriotismo.
A estrutura do desfile contará com arquibancadas para até 1.500 pessoas, além do público que poderá se distribuir ao longo de toda a Avenida da Paz e Assis Chateaubriand. Ambulantes também terão uma estrutura disponível para a venda de produtos durante o evento. O palanque para as autoridades será instalado em frente ao Memorial da República.
A imprensa terá dois locais destinados à cobertura do desfile. Haverá um lugar mais alto para a realização de fotos e filmagens precisas, e outro local próximo ao platô, onde a imprensa estará mais próxima do desfile para capturar imagens.
Cada órgão participante está livre para definir a dinâmica de sua apresentação durante o desfile, e a tenente-coronel Elaine acredita que a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as demais forças de segurança estão se preparando para tornar este o desfile mais belo dos últimos anos.
Com isso, todas as medidas estão sendo tomadas para garantir um desfile tranquilo e seguro, valorizando a importância cívica-militar da data e o compromisso do Governo de Alagoas com a segurança pública.






