O Visão Alagoas 2030, iniciativa que teve início em 2017 e agora entra em sua terceira fase, foi o principal foco da apresentação. Os resultados gerados ao longo dos últimos seis anos foram destacados, assim como a avaliação do funcionamento da parceria, que orientará melhorias para o futuro. A Oficinal Nacional para Brasil e Cone Sul do ONU-Habitat, Rayne Ferretti, ressaltou a importância da parceria para promover políticas públicas inclusivas e sustentáveis.
O Visão Alagoas 2030 trabalha pela promoção da prosperidade urbana no estado, utilizando o Índice de Prosperidade das Cidades (IPC) do ONU-Habitat. O projeto atua em seis dimensões para alcançar um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, focando em produtividade, infraestrutura, qualidade de vida, equidade social, sustentabilidade ambiental, governança e legislação urbanas.
Durante a segunda fase do projeto, foram criados diagnósticos, estratégias e diretrizes baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na Nova Agenda Urbana. O foco foi promover políticas públicas direcionadas à juventude, primeira infância, monitoramento dos ODS e engajamento municipal. Iniciativas como o Cidades 2030 e o Digaê foram desenvolvidas para fortalecer as capacidades municipais e promover a participação de jovens e mulheres.
A terceira fase da parceria, iniciada no primeiro semestre de 2024, tem como foco a consolidação e expansão dos esforços pela prosperidade urbana em Alagoas. Temas como governança do turismo, cidades inteligentes e a metodologia Busca Ativa estão em destaque. A Comissão de Acompanhamento, liderada pela Sefaz-AL, monitora os trabalhos e propostas do programa, visando promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo no estado.
Em resumo, a parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat tem sido fundamental para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo no estado, resultando em melhorias significativas na qualidade de vida da população mais vulnerável. Com o apoio da comissão de acompanhamento e outras entidades, Alagoas caminha rumo a um futuro mais próspero e equitativo para todos os seus cidadãos.