Durante seu discurso, Renata dos Santos destacou o significativo crescimento econômico de Alagoas nos últimos anos, fruto de uma sólida colaboração entre os setores público e privado, baseada em um diálogo constante. Ela mencionou a remodelação do Prodesin (Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas), realizada em parceria com o setor privado, e a recente aprovação da Lei do Gás, que coloca o Estado na vanguarda da legislação relacionada ao gás, abrindo novas perspectivas, principalmente na área de energia.
A secretária ressaltou a importância de medidas que fortaleçam a segurança jurídica e destacou a implementação de projetos estruturantes, como o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, com o potencial de impulsionar o PIB do estado nos próximos 15 anos, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.
Além disso, Renata dos Santos ressaltou o compromisso do estado com a preservação do meio ambiente, destacando as ações pioneiras de Alagoas na eliminação de lixões. Ela também abordou a questão das mudanças climáticas e a importância de se discutir sustentabilidade e descarbonização.
A participação da secretária da Fazenda no evento também incluiu a ênfase na correlação entre o aumento da renda das pessoas e o aumento do consumo, enfatizando a importância de proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais empregos para a população. Renata dos Santos ainda destacou a apresentação de um carro transformado em um motor elétrico pela empresa Mercosul, cuja instalação em Alagoas promete avanços significativos para o setor automobilístico e a sustentabilidade.
Além de Renata dos Santos, outras autoridades também estiveram presentes no evento, como a secretária Alícia Beltrão (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o diretor presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o diretor presidente da Desenvolve, Eduardo Brasil, o deputado estadual Alexandre Ayres, o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, e o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra. A presença de especialistas e autoridades no Summit Executivo Sustentabilidade & Negócios reforça a importância do tema para o desenvolvimento econômico sustentável do estado de Alagoas.
