Alagoas registra saldo positivo de 23.291 postos de trabalho com carteira assinada em 2023, segundo dados do Caged.

Alagoas registrou um saldo positivo na geração de empregos formais em 2023, totalizando 23.291 novas vagas, um aumento de 5,93% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, na terça-feira (30).

A taxa de geração de empregos de Alagoas foi a segunda maior do Nordeste e a quinta melhor do Brasil. O estado ficou atrás apenas do Piauí, que registrou crescimento de 6,43%. Esses números mostram que o estado alagoano teve um desempenho superior ao de estados como Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Paraíba, Maranhão, Bahia e Pernambuco. A geração de empregos em todo o país foi liderada pelo Amapá, seguido por Roraima, Piauí, Tocantins e Alagoas.

Para o governador Paulo Dantas, o desempenho positivo de Alagoas é resultado do trabalho de desenvolvimento e planejamento executado pelo Governo do Estado. Ele ressaltou que o estado criou um ambiente favorável para a vinda de empresas e está empenhado na atração de investimentos, acreditando que a geração de emprego e renda é a ferramenta mais poderosa para o combate à pobreza.

De acordo com o Caged, o setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos em Alagoas, com a abertura de 13.810 novas vagas formais, representando 59,2% do total. Em seguida, estão a indústria, comércio e construção. A agropecuária foi o único setor que encerrou o ano com um saldo negativo, com o fechamento de 167 postos formais de trabalho.

O programa Escola do Turismo, desenvolvido pelo Governo do Estado para atender à demanda do trade turístico por mão de obra qualificada, contribuiu para a abertura de vagas no setor de serviços. O programa ofereceu mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos profissionais no ano passado, com 130 turmas formadas e mais de 30 especializações e certificados de conclusão. O incentivo do governo também abrange outros setores, como o financeiro, com aprovação de incentivos fiscais para nove empresas, injetando milhões na economia local.

Além disso, o escritório comercial na cidade de São Paulo, inaugurado pelo governador em junho de 2023, visa dinamizar a economia e gerar mais empregos, promovendo a expansão do campo das atividades prioritárias e aumentando a capacidade das empresas atuarem de forma complementar. O programa Prodesin, que oferece incentivos para atrair investimentos e estimular a expansão de empresas, tem contribuído para a recuperação e crescimento da economia alagoana.

Com os dados de 2023, o estoque de empregos formais em Alagoas acumula 415.916 postos de trabalho, concentrados principalmente nos setores de serviços, comércio, indústria, construção e agropecuária. Homens ocupam a maioria dessas vagas, com 59% do total, e a faixa etária entre 18 e 24 anos é a que mais se beneficia, ocupando 67,2% das vagas geradas no ano passado.

Esses números refletem o esforço do Governo de Alagoas em promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, mostrando que o estado está no caminho certo para oferecer mais oportunidades aos seus cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo