No acumulado de 2024, o estado apresentou uma queda de 52,3% nos casos, demonstrando um cenário positivo de redução da criminalidade. Esse desempenho também se refletiu nas cidades de Maceió, que registrou uma diminuição de 54,97%, e Arapiraca, com uma queda de 45,2%.
Os números revelam que, de janeiro a novembro deste ano, Alagoas contabilizou 949 mortes violentas intencionais, em comparação com os 1.040 casos do mesmo período do ano anterior, representando uma redução significativa de 8,75%. No mês passado, o estado registrou 88 crimes violentos letais intencionais, uma diminuição de 8,33% em relação ao mesmo período de 2023, que totalizou 96 ocorrências.
Além disso, houve reduções nos casos de roubos a pedestres (25,35%), a residências (37,50%), e a motos e similares (36,88%) em comparação com novembro do ano passado. Quanto aos crimes de feminicídio, foi registrado apenas um caso em novembro, assim como no mesmo período de 2023. No total, foram realizadas 150 prisões entre outubro e novembro deste ano.
O governador Paulo atribuiu esse resultado aos investimentos em segurança pública e às políticas desenvolvidas, destacando a atuação integrada das secretarias do Estado. Ele reforçou o compromisso de punir qualquer criminoso em Alagoas, garantindo que a criminalidade não ficará impune e que todos os infratores serão caçados e levados à justiça.
A apresentação dos dados contou com a presença de representantes das forças de Segurança Pública do Estado, bem como dos secretários de Governo, Comunicação, Ressocialização e Inclusão Social, Prevenção à Violência e do deputado estadual Alexandre Ayres. Esses números positivos refletem o esforço conjunto das autoridades e da sociedade em busca de um ambiente mais seguro e pacífico em Alagoas.