As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o fígado em um processo infeccioso, podendo evoluir para condições mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem um diagnóstico precoce. Os sintomas podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Para prevenir as hepatites, a coordenadora do Programa Estadual de Combate às Hepatites Virais, Jussiara Reis, destaca a importância da vacinação, com imunizantes disponíveis no calendário básico para crianças e adultos, bem como a higienização adequada, especialmente para a hepatite A, que é transmitida por via oral-fecal.
No que diz respeito ao diagnóstico, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece testes rápidos para detectar as hepatites em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Alagoas. Em casos de diagnóstico positivo, o paciente pode buscar tratamento em unidades de referência, como o PAM Salgadinho, o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) e o Hospital Universitário em Maceió, ou nos Serviços de Atenção Especializada (SAEs) localizados em outras cidades.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para garantir a segurança clínica da população, enfatizando que as hepatites virais são totalmente tratáveis e a assistência é garantida pelo SUS.