Diversas entidades que fazem parte da rede discutiram estratégias para reduzir os acidentes de trânsito, tendo em vista o aumento desses eventos durante o período de festas de fim de ano. A Rede Integrada de Apoio à Vida conta com a participação do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da Operação Lei Seca e do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL).
O promotor de Justiça Rogério Paranhos coordena a rede e destaca a importância das ações integradas para prevenir acidentes de trânsito. Ele ressalta a necessidade de promover a paz no trânsito e incentivar a cooperação entre as instituições envolvidas. Além disso, Paranhos enfatiza que serão realizadas atividades educativas e de fiscalização na região de Arapiraca, não apenas durante o período festivo, mas ao longo de todo o ano de 2024.
O Hospital de Emergência do Agreste, sendo a unidade que atende as pessoas feridas em acidentes de trânsito em Arapiraca e região, participa ativamente da Rede Integrada de Apoio à Vida. O diretor-médico do HEA, Vanderly Oliveira, destaca a importância da criação dessa rede integrada, afirmando que ela facilitará o trabalho do hospital ao diminuir a violência no trânsito. A integração do HEA à rede permitirá a realização de ações internas de conscientização sobre trânsito seguro, visando contribuir ativamente para a promoção de um trânsito mais seguro em Arapiraca, com o objetivo de preservar vidas.