Segundo Cristiane Souza, gerente de Acompanhamento e Assistência à Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e integrante da Comissão Central da Consulta Pública de Gestores, a mudança na legislação permitiu à Seduc garantir um curso de formação inicial para quem desejava ser gestor. Além disso, pela primeira vez, as escolas indígenas também participaram do processo de escolha dos gestores escolares.
A importância da consulta pública para a comunidade escolar foi evidenciada ao longo do dia de votação. Na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, a participação efetiva de pais, alunos e professores demonstrou o comprometimento com a democracia e a participação ativa na escolha dos representantes das instituições de ensino.
Débora Dantas, mãe de aluno, ressaltou a importância de acompanhar e participar do processo de escolha. Da mesma forma, professores e estudantes destacaram a relevância da consulta pública, enfatizando a contribuição para a democracia na sociedade e no setor educacional.
De acordo com o edital, o resultado final da escolha dos gestores escolares será publicado no Diário Oficial do Estado a partir do dia 2 de janeiro de 2024.
A participação expressiva da comunidade escolar no processo de escolha dos gestores escolares reflete o compromisso com a gestão participativa e democrática das escolas estaduais. O envolvimento de mais de 330 mil pessoas demonstra o interesse e a importância dada à seleção dos gestores que liderarão as instituições de ensino nos próximos dois anos.
A Seduc parabeniza a comunidade escolar pela participação ativa e reforça o compromisso da Secretaria com a promoção de uma gestão democrática e inclusiva, que valorize a participação de todos os envolvidos no ambiente educacional.