A mobilização das escolas, por meio dos programas Foca o Enem e Professor Mentor, foi fundamental para esse resultado positivo. Os professores mentores ajudaram os alunos a esclarecer dúvidas e efetuar as inscrições, enquanto o “Dia D” de mobilização para as inscrições contou com uma transmissão ao vivo com dicas e orientações.
O sucesso das inscrições não se restringe apenas à rede estadual, mas também inclui a participação de alunos de escolas públicas, como as estaduais e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), totalizando mais de 37 mil inscritos até a última sexta-feira. Esses alunos têm isenção na taxa de inscrição e, se comparecerem nos dois dias do exame, recebem um incentivo de R$ 200 através do programa Pé-de-Meia, do Governo Federal.
A gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, destaca o empenho das escolas e dos programas envolvidos nesse processo. Ela ressalta a importância das ações coordenadas para garantir a inscrição de mais de 30 mil estudantes, possibilitando que 93% dos concluintes da rede estadual tenham a oportunidade de concorrer a uma vaga no ensino superior.
Com as inscrições encerradas, Alagoas registra um total de 106.194 inscritos no Enem, número que pode sofrer alterações após a confirmação do pagamento da taxa pelos candidatos sem isenção. O trabalho de preparação dos alunos continua, com aulas diárias pelo canal do YouTube @focaoenemal e a promessa de intensificar a preparação de forma online e presencial após o recesso escolar.
Três aulões presenciais do programa Foca o Enem estão confirmados para as escolas que se destacaram na mobilização para as inscrições, demonstrando o compromisso do estado de Alagoas com a educação e a preparação dos estudantes para o Enem.
