Conforme explicado pela superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, a distribuição das vagas acontecerá da seguinte forma: 1.367 vagas serão destinadas ao 1º ano do ensino fundamental I, incluindo 260 vagas para o ensino integral; 5.899 vagas para o 6º ano do ensino fundamental II, das quais 1.700 são para o ensino integral; e 34.907 vagas para a 1ª série do ensino médio, sendo 14.023 para o ensino integral. Para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, serão oferecidas 290 vagas para o EJA fundamental e 15.720 para o EJA Modular, voltado para o ensino médio.
Durante a pré-matrícula, é necessário que o responsável pelo aluno indique três opções de escolas de sua preferência. Além disso, diversas informações precisam ser registradas no sistema, como nome completo do estudante, data de nascimento, CPF, número NIS, endereço completo, contato telefônico, e endereço de e-mail. Ainda, é preciso informar dados dos pais ou responsáveis legais, além de detalhes como raça/cor/etnia, gênero, deficiência (se houver), rede escolar de origem e ano/série pretendido. Outros aspectos considerados no ato da matrícula envolvem participação em programas sociais, como o Bolsa Família, e a necessidade de transporte escolar para residentes em áreas rurais.
Dileusa enfatiza a importância dessa etapa de pré-matrícula, destacando que o processo, realizado totalmente online, requer atenção especial dos pais e responsáveis para que acompanharem prazos e preencham corretamente todos os dados solicitados. Além disso, alerta para a necessidade de estar atento à data de divulgação dos resultados, garantindo que os alunos possam iniciar o próximo ano letivo devidamente matriculados na escola de sua escolha. “Estamos preparados para receber esses novos estudantes e contamos com a colaboração dos responsáveis para que tudo ocorra de maneira tranquila e eficiente”, ressaltou a superintendente.