O estado de Alagoas conseguiu alcançar o segundo maior índice de inscrição no país, com 95,51% dos estudantes concluintes do Ensino Médio se inscrevendo para o exame. Ao todo, somando concluintes, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e treineiros, o estado registrou mais de 34 mil inscritos.
Esse sucesso é fruto de uma política de mobilização constante. Desde o início do ano letivo, as escolas da rede foram incentivadas a elaborar planos específicos para o Enem, que incluíram a inscrição, preparação e incentivo à participação. Entre as iniciativas adotadas estiveram aulões, simulados, palestras motivacionais e revisões pedagógicas. A Seduc também distribuiu kits didáticos exclusivos para todos os concluintes.
Além das atividades presenciais, o Programa Foca o Enem expandiu suas ações para o ambiente digital, com aulões transmitidos pelo YouTube e acervo de revisões disponíveis online. Um trabalho coordenado que, segundo Danielly Verçosa, gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, deve garantir um excelente desempenho no Sisu 2026, possibilitando aos estudantes o ingresso em universidades por meio de programas como o Prouni e o FIES.









