O Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) foi responsável por 58 premiações, sendo 45 da Unidade Agreste e 23 da Unidade Maceió. Na Unidade Agreste, foram 23 medalhas (7 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze) e 22 Menções Honrosas. Já na unidade da capital, foram 13 premiações (2 de ouro, 4 de prata, 3 de bronze e 4 Menções Honrosas).
Além do CPM, outras escolas estaduais também se destacaram na ONC. O Colégio Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, conquistou uma medalha de ouro. Já o Colégio Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, recebeu uma medalha de prata e uma Menção Honrosa. As escolas Eunice Lemos Campos, Fernandes Lima, Geraldo Melo, Padre Aurélio Gois e Maria Avelina do Carmo também receberam Menções Honrosas.
O professor Demetrius Morilla, coordenador da ONC em Alagoas, explicou como é feita a seleção dos medalhistas. Os alunos precisam obter uma nota igual ou superior à média geral para serem classificados. Na segunda fase, os melhores alunos, que representam 5% dos participantes, recebem as medalhas de ouro, prata e bronze. Os demais alunos que obtêm até 50 pontos na prova ganham Menções Honrosas.
Os estudantes premiados destacaram a importância da conquista e como se prepararam para a competição. Luís Antônio Nunes, do CPM Agreste, relatou que se esforçou para aprender os assuntos que mais caíam na prova e ficou emocionado ao ver seu nome na lista dos premiados. Maria Ritta Candido e Murilo de Arroxelas, do Tiradentes Maceió, também se surpreenderam com as medalhas de ouro conquistadas em sua primeira participação na ONC.
Erike Maicon, aluno da Escola Estadual Ana Lins, ressaltou que a medalha trará benefícios para sua vida, como a possibilidade de ingressar em universidades que possuem cotas para medalhistas olímpicos. Anita Grazielly, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, e Antenor Rodrigues, do CPM Maceió, ficaram muito felizes com suas medalhas de prata e destacaram o apoio de seus professores.
Os gestores e professores das escolas com estudantes premiados comemoraram essas conquistas. Tatiana Lessa, diretora pedagógica do CPM Agreste, parabenizou todos os envolvidos e ressaltou o empenho e a excelência dos estudantes e docentes da escola. Helena Soares, diretora pedagógica do CPM Maceió, destacou os benefícios das olimpíadas de conhecimento para o aprendizado dos estudantes.
A participação nas olimpíadas de conhecimento também foi celebrada pelas escolas Ana Lins e Almeida Cavalcanti. Rita Mendonça, diretora da Escola Ana Lins, ressaltou que a ONC permite que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre ciências e tecnologias. Lucyan Mendonça, coordenador pedagógico do Colégio Estadual Almeida Cavalcanti, destacou a preparação dos alunos para provas mais competitivas, como o Enem.
Esses resultados mostram o comprometimento e o talento dos estudantes da rede estadual de Alagoas na área de ciências. A participação e o bom desempenho nas olimpíadas de conhecimento contribuem para a formação de alunos mais preparados e engajados na busca por conhecimento. Parabéns a todos os premiados!
