ALAGOAS – Rede de Atenção às Violências orienta como denunciar abusos contra idosos na Campanha Junho Violeta: saiba como agir!

A Rede de Atenção às Violências está promovendo a conscientização sobre como denunciar casos de abusos contra a pessoa idosa. A campanha, intitulada Junho Violeta, tem como objetivo orientar a população sobre a importância de combater a violência contra os idosos.

A violência contra os idosos abrange uma variedade de situações, como recusa de cuidados, abandono, violência patrimonial, física e sexual. Para garantir assistência às vítimas, Alagoas possui a Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). A RAV conta com uma equipe multidisciplinar que atua 24 horas por dia, todos os dias da semana, para acolher e oferecer apoio aos idosos em situação de violência.

O primeiro passo para denunciar casos de abuso contra idosos é acionar o Disque Denúncia, pelo número 181. Além disso, também é possível procurar uma Delegacia da Polícia Civil ou uma unidade de saúde para receber assistência. Os Hospitais Regionais do Estado disponibilizam Salas Lilás da RAV, que oferecem atendimento especializado e encaminhamento para exames, se necessário.

Durante o mês de junho, a divulgação da RAV tem sido intensificada, em consonância com a Campanha Junho Violeta. A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, ressalta a importância de conscientizar a sociedade sobre a violência contra os idosos. No Dia Mundial de Combate à Violência contra as Pessoas Idosas, celebrado em 15 de junho, a RAV reforça seu compromisso em enfrentar a violência e oferecer apoio às vítimas.

A psicóloga da RAV, Gabriele Brito, destaca a importância de identificar os diferentes tipos de violência contra os idosos e oferecer o suporte necessário, incluindo apoio psicológico, jurídico e médico. A denúncia e o enfrentamento da violência são fundamentais para garantir o bem-estar e a segurança dos idosos em nossa sociedade.

Sair da versão mobile