O teste rápido para detecção do vírus HIV está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios alagoanos e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), onde também são repassadas informações sobre a prevenção, como o uso do preservativo durante as relações sexuais. Essas unidades estão presentes em Maceió, no Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, Hospital Universitário e Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). No interior, o serviço pode ser encontrado em diversas cidades, como Marechal Deodoro, União dos Palmares, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Coruripe, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Maragogi e Murici.
Além disso, o SUS conta com os Serviços de Assistência Especializada (SAEs), onde consultas com infectologistas são realizadas, e os antirretrovirais são disponibilizados. Em Maceió, eles estão presentes no PAM Salgadinho, no HU, HEHA e na Clínica da Família do Jacintinho. Já no interior, os municípios de União dos Palmares, Arapiraca e Palmeira dos Índios também contam com o serviço.
Segundo a gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Waldineia Silva, a rede assistencial do SUS garante o diagnóstico, o acompanhamento médico e a entrega da medicação para as pessoas vivendo com HIV, assegurando que elas possam realizar o tratamento de forma eficaz, levando uma vida dentro da normalidade, uma vez que viver com o HIV não é uma sentença de morte, desde que as pessoas se cuidem.
Além disso, uma das formas de prevenção do HIV é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
Em relação aos casos de HIV em Alagoas, dados do Ministério da Saúde mostram que nos últimos dez anos, o estado registrou 6.541 casos da doença, com 1.671 óbitos. Os dados também mostram um aumento nos casos de HIV ao longo dos anos, atingindo 782 casos em 2023, enquanto as mortes diminuíram para 161 nesse mesmo ano.
Dessa forma, a rede assistencial do SUS em Alagoas desempenha um papel fundamental no diagnóstico, tratamento e prevenção do HIV, garantindo que a população tenha acesso a serviços de qualidade e suporte necessário.





