Em uma das principais unidades, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, esteve presente para acompanhar de perto a recepção dos novos alunos. Ela destacou a importância de um acolhimento caloroso e bem planejado para o início do período escolar. “Hoje começamos o ano letivo e agradeço aos profissionais que se dedicaram durante janeiro para preparar este acolhimento. Para os que ainda não fizeram matrícula, nossas portas estão abertas, e as Gerências Especiais de Educação estão disponíveis para auxiliar na busca por vagas”, afirmou. Além disso, Roseane ressaltou a importância de trabalhar o legado de Nise da Silveira em projetos educacionais, visando conscientizar os estudantes sobre sua contribuição para a saúde mental.
Na Escola Estadual Moreira e Silva, o primeiro dia de aula ficou marcado por um café da manhã especial e um tour pelas instalações da instituição, proporcionando aos alunos uma oportunidade de familiarizar-se com o novo ambiente escolar. Ely Quintela, gestora da escola, explicou que estas iniciativas fazem parte de um esforço contínuo para garantir um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento educacional. Durante a jornada escolar, os alunos participaram de atividades diversas, visando sua integração e engajamento no cotidiano escolar.
O clima entre os estudantes era de expectativa e curiosidade. Ana Cláudia Peroba, aluna da 1ª série do ensino médio, expressou suas impressões positivas ao afirmar: “Minhas férias foram ótimas, viajei e descansei bastante. Gostei muito do acolhimento, o café da manhã foi excelente e os professores são muito atenciosos. Estou bastante animada para este ano letivo”. Com o apoio da comunidade escolar e iniciativas inspiradoras, o ano letivo de 2025 na rede estadual promete ser produtivo e enriquecedor, com um olhar sensível à contribuição de Nise da Silveira à sociedade.