Alagoas recebe nove novas ambulâncias do Samu em cerimônia com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Novos veículos equipados para atendimento pré-hospitalar de urgência.



Nesta terça-feira (17), o estado de Alagoas recebeu uma ótima notícia para a área da saúde: nove novas ambulâncias foram entregues para renovar parte da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia de entrega foi realizada no município de Sorocaba, em São Paulo (SP), e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os veículos foram adquiridos por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal. As ambulâncias vêm totalmente adaptadas e equipadas com os itens necessários para os serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Apesar de já terem sido entregues, as ambulâncias precisarão passar pelo processo de emplacamento, plotagem e seguro antes de serem utilizadas, conforme determinação do Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesau para o avanço da assistência em Alagoas. Ele agradeceu à ministra Nísia Trindade e ao presidente Lula, reconhecendo o impacto positivo que as novas ambulâncias terão nos atendimentos do Samu, possibilitando uma maior agilidade e, consequentemente, a preservação de mais vidas.

Guilherme Lopes, secretário-executivo de Ações de Saúde da Sesau, esteve presente na cerimônia de entrega em Sorocaba (SP) em representação ao secretário Gustavo Pontes de Miranda. Ele ressaltou que os novos veículos serão fundamentais para aprimorar e ampliar o Samu no estado, beneficiando diretamente a população alagoana.

O Samu 192, componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, é um serviço essencial que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, através do número 192. Com a chegada das novas ambulâncias, a expectativa é de uma melhoria significativa nos atendimentos e na eficácia do serviço prestado à população de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo