A Operação Virtude faz parte da Campanha Junho Violeta, criada pela Organização das Nações Unidas em 2006 para conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra os idosos. A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, destacou a importância do trabalho conjunto entre a segurança pública e a RAV na proteção dos idosos do estado. Ela ressaltou a necessidade de atenção e apoio às vítimas de violência, enfatizando que a RAV está disponível para prestar assistência em suas seis unidades vinculadas à Sesau.
A RAV oferece assistência em saúde para vítimas de violência, contando com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, ginecologistas, pediatras, médicos peritos e policiais civis. Os serviços estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, em unidades como o Hospital Geral do Estado, Hospital da Mulher, Hospital Regional do Norte, Hospital Regional da Mata, Hospital de Emergência do Agreste e Hospital Regional do Alto Sertão.
Além disso, a RAV também disponibiliza serviços específicos para vítimas de violência sexual e doméstica, como profilaxia de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, anticoncepção de emergência, coleta de vestígios, assessoria jurídica, grupos de apoio e acompanhamento médico e psicossocial por até seis meses após a violência. A iniciativa da RAV em participar da Operação Virtude reforça seu compromisso com a proteção e assistência às vítimas de violência, não apenas durante o mês de junho, mas ao longo de todo o ano.