ALAGOAS – RAV participa de operação em parceria com a Polícia Civil para combater violência contra idosos no Dia D da Operação Virtude.



A Rede de Atenção às Violências (RAV), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), participou de uma operação em parceria com a Polícia Civil de Alagoas nesta sexta-feira (14). A ação, conhecida como Operação Virtude, foi organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve como objetivo combater a violência contra os idosos. A RAV atuou em conjunto com a Polícia Civil durante o dia D da operação, que recebeu denúncias de crimes contra os idosos, como maus-tratos, negligência e abandono, por meio do número 181.

A Operação Virtude faz parte da Campanha Junho Violeta, criada pela Organização das Nações Unidas em 2006 para conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra os idosos. A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, destacou a importância do trabalho conjunto entre a segurança pública e a RAV na proteção dos idosos do estado. Ela ressaltou a necessidade de atenção e apoio às vítimas de violência, enfatizando que a RAV está disponível para prestar assistência em suas seis unidades vinculadas à Sesau.

A RAV oferece assistência em saúde para vítimas de violência, contando com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, ginecologistas, pediatras, médicos peritos e policiais civis. Os serviços estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, em unidades como o Hospital Geral do Estado, Hospital da Mulher, Hospital Regional do Norte, Hospital Regional da Mata, Hospital de Emergência do Agreste e Hospital Regional do Alto Sertão.

Além disso, a RAV também disponibiliza serviços específicos para vítimas de violência sexual e doméstica, como profilaxia de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, anticoncepção de emergência, coleta de vestígios, assessoria jurídica, grupos de apoio e acompanhamento médico e psicossocial por até seis meses após a violência. A iniciativa da RAV em participar da Operação Virtude reforça seu compromisso com a proteção e assistência às vítimas de violência, não apenas durante o mês de junho, mas ao longo de todo o ano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo