ALAGOAS – “Quase 150 mil estudantes alagoanos são avaliados em provas de fluência em matemática e língua portuguesa”

Na última semana, quase 150 mil estudantes das redes municipais e estadual de ensino em Alagoas foram submetidos às provas do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). O objetivo dessas avaliações é medir a fluência dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Os estudantes participantes estão matriculados nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio. Cerca de 35 mil alunos são do segundo ano. A aplicação das provas é o resultado final de um projeto que envolveu diversas etapas, incluindo a formação de professores.

De acordo com Ivandelma Gabriel, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a expectativa é extremamente positiva. Segundo ela, a avaliação possibilita diagnosticar a qualidade do ensino oferecido aos jovens alagoanos.

É importante ressaltar que, neste ano, o Saveal incluiu testes cognitivos para complementar a avaliação. Em relação aos estudantes do segundo ano, seus resultados serão comparados com os da Prova Saeb, que se aproxima. Além disso, os resultados dos alunos do segundo ano influenciam o Índice de Qualidade Educacional (Iqueal), que determina o repasse do ICMS da Educação para cada município.

A mobilização para a realização das provas foi intensa em toda a rede pública de ensino. No entanto, a supervisora Ivandelma acredita que os benefícios superam os esforços feitos. Através dessa avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos do ensino oferecido, o que contribui para aprimorar a qualidade da educação em Alagoas.

Esse tipo de avaliação em larga escala é fundamental para acompanhar a evolução dos estudantes e garantir que eles estejam alcançando os objetivos de aprendizado necessários. Além disso, é uma ferramenta importante para auxiliar os gestores na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da educação.

A importância da educação de qualidade para o desenvolvimento dos jovens e para o futuro da sociedade é indiscutível. Portanto, investimentos e ações que visem aprimorar o ensino devem ser valorizados e incentivados por todos os setores da sociedade. O Saveal é uma dessas iniciativas que busca avaliar e fortalecer o ensino em Alagoas, buscando sempre melhores resultados e oportunidades para os estudantes.

Sair da versão mobile