ALAGOAS – Psicopedagoga Transforma Sala de Recursos em Espaço Inclusivo e Revoluciona Ensino na Escola Estadual em Alagoas

A Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, situada na capital alagoana, destaca-se pela inclusão e educação de qualidade, graças aos esforços da psicopedagoga Arly Rijo. Atuando na Sala de Recursos Multifuncionais, Rijo tem desempenhado um papel fundamental no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que a torna uma verdadeira agente de transformação para muitos estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades.

A Sala de Recursos Multifuncionais oferece um porto seguro onde a diversidade é celebrada, garantindo que estudantes com diferentes necessidades possam participar plenamente do ambiente escolar regular. Essas salas são uma diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, que busca assegurar que esses alunos tenham o direito garantido à inclusão e à participação ativa nas aulas. Coordenada por profissionais especializados em educação inclusiva, a sala objetiva complementar o ensino regular com suporte adicional no contraturno, voltado para alunos com necessidades específicas, como autismo, deficiências físicas ou sensoriais, e superdotação.

Arly Rijo, contudo, vai além das atividades previstas. Ela transformou a sala em um espaço acolhedor para todos os alunos, independente de suas necessidades. Além de suportar alunos com necessidades específicas, durante os intervalos a sala serve como espaço para rodas de conversa, jogos como xadrez e quebra-cabeça, e outros momentos de integração. Esta abordagem não só instiga o raciocínio lógico como também fortalece os laços e promove um espírito de comunidade entre os alunos. Sob sua direção, a sala abriga um clube de xadrez que já realizou campeonatos significativos em parceria com a Liga Brasileira de Xadrez e a Federação Alagoana de Xadrez.

Os impactos dessas práticas são perceptíveis não só dentro da escola, mas também na vida das famílias dos estudantes. Alunos que antes eram tímidos e reclusos agora encontram espaço para desenvolver amizades e se dedicar às suas paixões. Júlio Leonardo, por exemplo, destacou uma transformação pessoal, revelando que, graças ao apoio recebido, decidiu seguir carreira em design gráfico. Outro estudante, Micael Marçal, afirma que a liberdade de expressão encontrada no ambiente criado por Rijo mudou sua perspectiva e ajudou a descobrir seu potencial comunicativo, algo que planeja levar adiante em um curso na área de comunicação.

O trabalho da psicopedagoga Arly Rijo é um exemplo claro do que a educação inclusiva pode realizar. Sidcley Duarte, diretor adjunto da escola, salienta que a atuação de Rijo tem impulsionado uma mudança cultural, permitindo que a diversidade seja aceita e celebrada. A satisfação da comunidade escolar com a Sala de Recursos Multifuncionais e o reconhecimento dos estudantes em competições de xadrez são testemunhos do impacto positivo gerado por práticas pedagógicas focadas na inclusão e desenvolvimento integral. Emocionada, Arly Rijo afirma que sua missão como educadora é apoiar o crescimento de cada aluno, acreditando no poder transformador da educação.

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