De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), quase 30 mil agricultores familiares no estado realizaram a inscrição no programa. Deste total, 28.577 produtores estão aptos a aderir ao seguro no ano agrícola 2023/2024. A adesão ao Garantia-Safra se dá mediante o pagamento de boletos no valor de R$ 24,00 por agricultor.
Os municípios autorizados ao novo prazo de recolhimento das tarifas incluem Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, e diversos outros. Essa extensão do prazo visa dar mais tempo aos agricultores para efetuarem o pagamento e garantirem a segurança de seus cultivos.
O Garantia-Safra é uma importante ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O programa visa beneficiar agricultores que tenham sofrido perdas comprovadas em seus municípios devido à escassez de água ou ao excesso de chuvas.
Essa prorrogação do prazo de pagamento dos boletos do Garantia-Safra certamente trará alívio aos agricultores safristas alagoanos, permitindo que mais famílias tenham acesso a esse importante seguro agrícola.