O PET-Saúde: Equidade tem como objetivo promover a integração entre ensino, serviço e comunidade, buscando qualificar essa relação. O projeto desenvolvido pelas universidades alagoanas será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, com foco na valorização das profissionais e futuras trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades propostas pelo projeto serão voltadas para questões de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências. Alinhado com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, também abordará temas como saúde mental, violências relacionadas ao trabalho na saúde, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.
A tutora do projeto pela Uncisal, professora Lucélia Hora, destacou a importância da iniciativa, que conta com a participação de 10 preceptores, 10 tutores docentes, 40 estudantes das duas instituições de ensino superior proponentes e 1 vaga para apoiadores voltada para projetos e grupos sociais.
A participação da Uncisal nas iniciativas do PET-Saúde remonta a 2009, tendo contribuído significativamente para a formação de profissionais da área da saúde. Com o tema da equidade em destaque nesta edição, a expectativa é que a valorização e respeito às diferenças sejam cada vez mais incorporados no cotidiano dos envolvidos. As atividades do PET-Saúde Equidade terão início em maio, com um processo seletivo para os estudantes das universidades participantes.







