ALAGOAS – “Projetos Inovadores do Governo Estadual se Destacam no Trakto Show Business e Impulsionam Negócios”


Projetos financiados e apoiados pelo Governo do Estado de Alagoas foram destaques no Trakto Show Businesse Paradise, o maior evento de marketing de negócios do estado. As iniciativas financiadas pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) foram premiadas e reconhecidas por sua relevância para o ecossistema de negócios.

Os projetos foram apresentados no evento, que aconteceu no Café de La Musique, e contemplaram ações inovadoras em ciência e educação. Entre os premiados, estiveram os docentes e projetos do Programa de Iniciação Científica (Pibic) Junior, apoiados pelo Governo do Estado, que envolvem escolas de ensino médio da rede estadual e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Cada projeto contou com um professor orientador e 10 alunos bolsistas, além de participantes voluntários.

Na categoria ‘Boas Ideias Não Têm Idade’, destacaram-se projetos como a “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”. Além disso, professores e estudantes também foram reconhecidos por seu impacto na educação.

A premiação durante o Trakto Show foi um momento de destaque para esses projetos, trazendo reconhecimento para o esforço dos professores e alunos envolvidos. Profissionais da educação, como a professora Gabriela Rossiter, destacaram a importância do reconhecimento e o impacto que essas iniciativas têm na vida escolar.

Além disso, outra iniciativa apoiada pela Secti e Fapeal que recebeu destaque foi a Liga dos Campeões do Circuito Alagoano de Startups, que premiou as equipes Coroas do Sertão, Reuse Organic e Mais Value, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Para o diretor executivo de CT&I da Fapeal, professor João Vicente Lima, apoiar esses projetos é uma oportunidade de ressignificar a vida escolar dos alunos, estimulando o interesse pela ciência e tecnologia. Os resultados desses projetos representam um estímulo importante para o crescimento e desenvolvimento do estado.

O reconhecimento dessas iniciativas durante o Trakto Show destaca a importância do investimento em ciência, educação e inovação, proporcionando resultados significativos para o ecossistema de negócios de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo