ALAGOAS – Projeto Respirar realiza cirurgia em bebê no Hospital da Mulher, garantindo melhor qualidade respiratória aos pacientes.



Na última sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, o Projeto Respirar garantiu uma cirurgia bem-sucedida para a bebê Lívia Emanuelly, de apenas dois meses, que estava internada no Hospital da Mulher, em Maceió. Essa iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria da Primeira Infância, tem como objetivo melhorar a qualidade respiratória de crianças, oferecendo diagnóstico e tratamento para obstruções nas vias respiratórias.

A bebê Lívia passou por uma cirurgia respiratória no primeiro Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas do Estado, que foi inaugurado no Hospital da Mulher em janeiro deste ano. O cirurgião torácico, Wander Mattos Cardoso, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, explicou que a traqueostomia foi necessária devido a complicações decorrentes de outras patologias.

A mãe da bebê, Carla Vitória da Silva Barros, expressou sua gratidão pelo Programa Respirar, afirmando que confia na equipe médica e no hospital para proporcionar uma nova chance de vida para sua filha. Ela deseja vê-la crescendo com saúde e respirando adequadamente, superando a paralisia na corda vocal com a ajuda dos profissionais envolvidos no projeto.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas e do Projeto Respirar para a saúde em Alagoas. Ele enfatizou o impacto positivo que essas iniciativas têm nas crianças e suas famílias, proporcionando um tratamento mais humanizado e de qualidade.

Para ter acesso ao Projeto Respirar, as crianças fora de unidades de saúde devem ser encaminhadas pelo Sistema de Regulação Estadual. Já aquelas que estão em hospitais mantidos pelo Governo de Alagoas podem receber o atendimento quando apresentarem o perfil indicado. A Sesau está empenhada em garantir que todas as crianças que necessitam de tratamento para as vias aéreas recebam uma assistência digna e eficaz.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo