Durante a cerimônia, crianças que passaram pelo processo de decanulação, ou seja, que tiveram suas cânulas de traqueostomia removidas, foram presenteadas com colares personalizados, um gesto simbólico que representou não apenas o fim de um período de dificuldades, mas também o início de uma nova fase em suas vidas. Representando o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, anunciou planos de ampliação do projeto para atender um número ainda maior de crianças.
O coordenador do Projeto Respirar, o cirurgião torácico Wander Mattos, destacou a importância do serviço, que impacta positivamente a vida de muitas famílias alagoanas. O evento reuniu diversas autoridades, entre elas, o defensor público-geral, Fabrício Leão Souto, e a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, além de várias famílias e profissionais da saúde.
O depoimento emocionado de Celestine Santana, mãe de uma das crianças beneficiadas, Vitória Santana, reforçou a relevância do projeto. Celestine compartilhou como o suporte do projeto revolucionou a qualidade de vida da filha e da família, transformando dificuldades em esperança. O projeto não só reflete o compromisso do governo com a saúde infantil, mas também se torna uma inspiração para outros estados do Brasil, semeando, como destacou Wander Mattos, uma ideia transformadora que se espalha como exemplo de sucesso e impacto social.