ALAGOAS – Projeto que reconhece Festival de Inverno de Água Branca como Patrimônio Cultural é aprovado pela ALE

O plenário da Assembleia Legislativa apreciou e deliberou sobre 27 processos constantes na pauta da ordem do dia desta quinta-feira, 27. Entre eles, destaca-se o projeto de lei ordinária nº 1499/2025, que reconhece o Festival de Inverno de Água Branca como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Alagoas e o inclui no Calendário Turístico e de Eventos Oficiais do Estado. A proposta, de autoria da deputada Carla Dantas (MDB), foi aprovada em primeiro turno durante a sessão plenária.

Ao justificar a propositura, a parlamentar observa que o Festival de Inverno de Água Branca é um evento consolidado há mais de duas décadas, sendo realizado anualmente na cidade. “Desde sua criação, em 2004, o FIAB tornou-se referência estadual e regional em programação cultural diversificada, abrangendo música, arte, gastronomia, turismo ecológico e valorização de tradições populares, como as danças quilombolas e indígenas, o Reisado, o Coco de Roda e a Capoeira”, explica a deputada Carla Dantas no texto proposto.

Ela informa ainda que, mais do que um evento artístico, o Festival movimenta a economia local, gera empregos diretos e indiretos e atrai milhares de visitantes de diferentes partes do Brasil. Somente em 2024, registrou-se a presença de aproximadamente 36 mil pessoas. “Além disso, destaca-se como modelo de turismo sustentável e inclusivo, com ações como o Festival de Gastronomia Quilombola, promovido em parceria com o Sebrae e com as comunidades tradicionais da região”, completa a parlamentar.

*Com informações da ALE

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo