ALAGOAS – Projeto em Maceió Oferece Curso de Formação para Preservação do Patrimônio Cultural e Valorização do Centro Histórico



Inscrições estão abertas para o projeto “Centro de Maceió, onde fica?”, uma iniciativa que visa formar agentes culturais focados na valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural do centro da capital alagoana. A capacitação, que será realizada de abril a maio de 2025 no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, conta com uma carga horária de 60 horas e oferece 50 vagas para candidatos maiores de 18 anos. Os interessados devem se inscrever até 25 de abril através da plataforma Doity.

O curso pretende promover o engajamento da comunidade local na preservação do patrimônio cultural, ao mesmo tempo que fortalece o turismo e o comércio da região. As aulas estão programadas para acontecer aos sábados, das 8h às 17h, e a conclusão de pelo menos 75% do curso garantirá aos participantes um certificado.

Renomados especialistas como Nazaré Tenório, Káthia Leite Barros, Edberto Ticianeli, Juliana Nicácio, Chico de Assis e Lula Castello Branco farão parte do corpo docente, contribuindo com suas experiências em diversas áreas culturais.

A proposta vem sob a gestão da Política Nacional Aldir Blanc e conta com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, sendo operacionalizada pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A abertura oficial está prevista para 25 de abril, e incluirá uma palestra sobre a história do centro comercial de Maceió, ministrada por Edberto Ticianeli.

Desenvolvido pela agente cultural e professora Ana Karla Cavalcante, o projeto é considerado uma extensão acadêmica do Ifal, com apoio particular das áreas de Tecnologia em Gestão de Turismo e Hotelaria. Este esforço conjunto busca, além da proteção do patrimônio, estimular um maior envolvimento social na valorização da rica história de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo