Durante a ação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância da educação alimentar orgânica, incentivando o cultivo de alimentos e a preservação da biodiversidade. A coordenadora do projeto, Ayodhya Ramalho, e a nutricionista Helena Menezes foram responsáveis por conduzir as oficinas, que abordaram o preparo de receitas saudáveis utilizando ingredientes como inhame, batata doce e vegetais, seguindo a culinária vegana.
Um dos destaques do evento foi a preparação de uma nutritiva torta salgada e do “pão de beijo”, uma versão saudável do pão de batata doce. Além disso, foram discutidas questões importantes sobre alimentação saudável, como a agricultura familiar e o consumo de alimentos orgânicos livres de agrotóxicos.
O projeto foi selecionado e aprovado através do edital nº 12/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais, da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas. Raquel Vieira, gastróloga, merendeira da rede municipal e participante do projeto, ressaltou a importância das atividades para a educação alimentar das pessoas e destacou a expectativa de promover mudanças na mentalidade das pessoas em relação à alimentação e sustentabilidade.
A próxima oficina está agendada para o dia 8 de maio, também no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hebert de Souza. Este projeto visa não só disseminar informações sobre alimentação saudável, mas também incentivar práticas mais sustentáveis e conscientes em relação à alimentação e agricultura familiar.