ALAGOAS – Projeto “Diversas” Transforma Mural Escolar em Símbolo de Diversidade Feminina em Maceió

Na manhã de terça-feira, 13 de agosto de 2024, Maceió foi palco de uma manifestação cultural única que uniu arte e reflexão sobre a diversidade feminina. Com o apoio do Governo de Alagoas, a Escola Estadual Laura Dantas, situada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), acolheu o projeto “Diversas”, idealizado pela artista visual e gráfica Nathalia Ursa. A iniciativa, que tinha como objetivo principal promover um diálogo sobre as múltiplas representações do que é ser mulher, conseguiu engajar alunos e trazer um novo olhar para a comunidade escolar.

Nathalia Ursa, conhecida por seu trabalho no grafite em áreas urbanas, conduziu uma oficina de grafite como parte da disciplina de artes. A interação direta com os estudantes resultou na criação de um mural de 11 metros, pintado nos muros da escola. A arte representa figuras que simbolizam a diversidade feminina, um tema central para a artista. “A arte visa impactar meninas e mulheres que passam todos os dias por este muro a céu aberto, para que reflitam sobre inúmeras possibilidades de ser, e para que sejam elas mesmas, independentemente de opiniões sociais que possam podar a sua existência em qualquer instância”, explicou Ursa, demonstrando a profundidade e a significância deste projeto.

O mural não apenas embeleza o ambiente escolar, mas também funciona como um veículo de empoderamento, questionando padrões sociais e encorajando as jovens a serem autênticas. A culminância do projeto, marcada pela finalização do painel, foi um momento de celebração e reflexão para todos os envolvidos.

A realização do projeto “Diversas” foi possível graças ao suporte financeiro da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo Federal que foi operacionalizada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). O projeto, que já se destaca no cenário cultural, foi premiado no Edital Nº 21/2023 do concurso José Achiles Escobar, reafirmando seu valor artístico e social.

O apoio institucional e o engajamento dos alunos mostram a importância de iniciativas que não apenas educam, mas também transformam e inspiram. O projeto “Diversas” deixa um legado de arte e diálogo, incentivando a comunidade a refletir sobre a diversidade e a força feminina. Nathalia Ursa, através das cores e formas urbanas de seu grafite, conseguiu fazer da Escola Estadual Laura Dantas um espaço de liberdade e expressão, plantando sementes de reflexão que certamente germinarão em muitas mentes jovens.

Por fim, o mural de 11 metros permanece como um lembrete diário de que a arte pode, sim, ser uma poderosa ferramenta de mudança social, especialmente em ambientes educacionais onde as ideias e as identidades estão em constante formação.

Sair da versão mobile