O Vacina + teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal de crianças com até 2 anos de idade, visando a prevenção de doenças como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, influenza, sarampo, caxumba, rubéola, pneumonias e bronquiolites. Ao longo do ano, foram realizadas 22 ações em municípios alagoanos, resultando na avaliação de 6.762 cartões de vacina, e na imunização de 1.502 crianças.
Além do Vacina +, a Secretaria da Primeira Infância também realizou o Planejamento Reprodutivo, em parceria com a Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca), atendendo 377 mulheres e inserindo o DIU em 256 delas.
Outro ponto de destaque foi o projeto Creche Segura, que capacitou 1.595 profissionais de creches para atuar em situações de emergência, como engasgo, choque elétrico, fratura, convulsão, afogamento, ferimento, queimadura e parada cardiorrespiratória. Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Além disso, o projeto Criando Sorrisos atendeu 1.965 crianças, encaminhando 919 delas para tratamento odontológico. A iniciativa visou proporcionar cuidados com a saúde bucal na primeira infância, incluindo avaliação clínica da dentista e aplicação de flúor.
O Cria ainda elaborou um Guia prático para habilitação de profissionais enfermeiros na inserção e retirada do DIU. Esse material foi produzido para orientar o curso presencial de inserção, revisão e retirada do DIU.
Com ações tão significativas, a Secretaria da Primeira Infância, em seu primeiro ano como secretaria, demonstrou um compromisso efetivo com a saúde e o bem-estar das crianças alagoanas. O Cria contribuiu para a prevenção de doenças, a capacitação de profissionais e o atendimento de crianças nas creches, mostrando um cuidado integral com a primeira infância.