ALAGOAS – Projeto Alagoas Mais Verde Avança com Novas Parcerias para Arborização no Sertão



Na tarde desta terça-feira (13), foi dado um novo passo no projeto de arborização Alagoas Mais Verde, que ao longo de uma década já garantiu o plantio de mais de 1,7 milhão de mudas por todo o estado. Durante o evento, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) assinou um Termo de Compromisso Ambiental com várias cidades do Sertão, incluindo Água Branca, Poço das Trincheiras, e Delmiro Gouveia. Essa parceria busca não só o plantio, mas também a preservação e cuidado com as espécies nativas locais.

Os técnicos da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA apresentaram aos representantes municipais as etapas do projeto, desde as vistorias até a escolha dos locais ideais para o plantio. O foco é selecionar as espécies mais adequadas para cada região, assegurando ações de acompanhamento e manutenção após o plantio.

Segundo Wictor Thomas, coordenador do projeto, a adesão de novos municípios representa um avanço significativo. “Ampliamos as possibilidades de plantio e educação ambiental, promovendo mais biodiversidade e bem-estar para a população.”

Diana Rodrigues, secretária de Meio Ambiente de Maravilha, destacou a importância de reintroduzir espécies nativas da Caatinga nos espaços urbanos. “Nossa população já demandava uma mudança na arborização, que atualmente é composta por muitas espécies exóticas”, comentou.

A iniciativa também foi destacada por Marco Diniz, de Delmiro Gouveia, que ressaltou a necessidade de apoiar o plantio em regiões de clima semiárido como o Sertão. “Nosso compromisso com a arborização urbana é essencial para promover qualidade de vida e sustentabilidade”, afirmou.

O Projeto Alagoas Mais Verde se consolida, assim, como uma ferramenta vital para enfrentar os desafios ambientais e promover melhorias nos ecossistemas das regiões sertanejas do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo