O programa em questão, vinculado à Secretaria de Estado de Governo, surge como uma resposta às constantes demandas de expansão e melhoramento dos serviços de saneamento em Alagoas. Desde sua criação em 2023, a iniciativa já contabiliza a construção de dezenas de barragens e cisternas, além da recuperação de nascentes e implementação de estações hidrológicas. A meta é clara: garantir a universalização do acesso à água potável até 2040.
Entre os destaques do evento, Vítor Pereira, secretário estadual vinculado ao Mais Água, reforçará a importância de se discutir políticas eficazes para a segurança hídrica, alinhadas com as diretrizes de investimento nesse campo. A discussão se amplia com a presença de nomes como Herbert Dantas, diretor-presidente da BRK Alagoas, e Luiz Neto, representando a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
O estudo “Benefícios Econômicos do Saneamento em Alagoas”, que será apresentado no evento, promete trazer insights valiosos ao traçar um panorama do avanço da infraestrutura de saneamento entre 2005 e 2022 e projetar cenários futuros até 2040. A discussão se concentrará nos impactos positivos da universalização, abordando aspectos como melhoria da saúde pública, crescimento econômico e aumento do turismo.
Com o Summit Água, a expectativa é que Alagoas continue a dar passos significativos na busca por garantir acesso universal à água e ao saneamento, promovendo discussões que vão além das fronteiras do estado e ecoem como exemplo para o restante do país.