ALAGOAS – “Programa Jovem Embaixador Abre Inscrições para Jovens do Ensino Médio Público com Foco em Mudanças Climáticas”

O Programa Jovem Embaixador abriu inscrições para sua edição de 2025, oferecendo uma oportunidade única de intercâmbio nos Estados Unidos. Destinado a estudantes do ensino médio da rede pública brasileira que se destacam por seu desempenho acadêmico, liderança e espírito empreendedor, o programa está em busca de 30 jovens que promovam iniciativas de impacto social, especialmente aquelas voltadas ao combate às mudanças climáticas, alinhadas à COP 30, que será realizada no Brasil em 2025.

O período de inscrição vai até o dia 3 de setembro e pode ser feito no site oficial do programa. Para participar, os candidatos devem atender a uma série de pré-requisitos: ter entre 15 e 18 anos, estar cursando ao menos o primeiro ano do ensino médio em 2024, possuir boa fluência em inglês e não ter viajado para os Estados Unidos anteriormente. Além disso, é necessário que o candidato pertença a uma camada socioeconômica menos favorecida, apresente excelente desempenho escolar, tenha perfil de liderança e seja engajado em ações de impacto social.

A seleção é conduzida pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com a Associação Grupos Mais Unidos e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no Brasil. A primeira fase inclui a leitura e concordância com um termo de consentimento para o tratamento de dados pessoais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O programa se estenderá pelos meses de janeiro e fevereiro, começando com uma orientação pré-partida e uma entrevista para obtenção do visto.

Em 2024, a alagoana Luana Moisés, aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, foi uma das participantes selecionadas. De uma família de pequenos produtores rurais, Luana despertou seu interesse pela língua inglesa assistindo a desenhos e séries internacionais. Sua jornada incluiu passar por todas as etapas do processo seletivo, até ser escolhida para embarcar rumo aos Estados Unidos com outros 46 estudantes brasileiros.

Ano passado, o estado de Alagoas teve 33 pré-inscrições para o programa, das quais 12 alunos participaram da prova escrita. Apenas dois foram selecionados para a entrevista final com representantes da Embaixada Americana. Esses dados refletem o compromisso da Gerência Especial de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) na condução e promoção desse processo seletivo.

O Programa Jovem Embaixador não só oferece a chance de aprendizado cultural e acadêmico, mas também fomenta o desenvolvimento de jovens líderes que possam contribuir significativamente para suas comunidades. Os interessados podem acessar mais informações detalhadas sobre o processo seletivo no site oficial do programa e da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.

Sair da versão mobile