ALAGOAS – Programa intensivo de combate às perdas de água no Sertão alagoano é iniciado com aditivo do Governo de Alagoas

O Governo de Alagoas firmou um aditivo contratual no valor de R$ 70 milhões com a concessionária Águas do Sertão para iniciar um programa intensivo de combate às perdas de água no Sertão alagoano. Esse projeto faz parte do programa Mais Água Alagoas e é uma das várias iniciativas previstas no aditivo assinado em fevereiro deste ano.

A concessionária anunciou a execução desse programa na região da Bacia Leiteira de Alagoas, onde cerca de metade da água captada, tratada e lançada na rede de distribuição é perdida devido a vazamentos e fraudes. Parte do investimento do aditivo, que é de R$ 71 milhões, está sendo direcionado especificamente para combater as perdas na Bacia Leiteira.

Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o objetivo é universalizar o saneamento até 2033 e combater o furto e a perda de água nos sistemas de abastecimento. Com um crescimento econômico de 6,5% ao ano, a necessidade de investir em infraestrutura é cada vez maior em Alagoas.

A concessionária está utilizando tecnologia de ponta para diagnosticar vazamentos, substituir e manter equipamentos, e modernizar a infraestrutura. As equipes da Águas do Sertão iniciaram um trabalho de inspeção e reparo nas adutoras da região e, a partir desta semana, prosseguem com uma força-tarefa de fiscalização para combater fraudes e desvios de água nos municípios atendidos pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira.

Além disso, a concessionária implantará um Centro de Controle Operacional, válvulas redutoras de pressão e macromedidores modernos para monitorar em tempo real toda a operação e garantir uma gestão eficiente dos recursos hídricos. A expectativa é que essas ações resultem em melhorias significativas na situação hídrica da região ainda em 2024, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública em Alagoas.

Sair da versão mobile