O secretário de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou a importância econômica do programa, sublinhando que o governador Paulo Dantas destinou quase R$ 4 milhões para a iniciativa no ciclo agrícola 23/24, reforçando o comprometimento do governo com os agricultores afetados. Estima-se que em 2025, cerca de R$ 30 milhões sejam destinados a 32 municípios alagoanos, ajudando mais de 25 mil agricultores. Este aporte é visto não apenas como um alívio, mas como um catalisador econômico para cidades de pequeno porte, com populações abaixo de 20 mil habitantes.
As cidades que estão na lista para receber o auxílio incluem Água Branca, Batalha, Belém, entre outras, enquanto quatro cidades adicionais aguardam análise do MDA, com possíveis liberações para abril. Os pagamentos serão feitos diretamente nas contas digitais dos agricultores, conforme o calendário do Bolsa Família. Para aqueles que enfrentam problemas administrativos, a orientação é buscar o Centro de Atendimento da Família (CAF) para resolver pendências relacionadas ao Número de Identificação Social (NIS).
Agricultores que tiveram seus pagamentos bloqueados, mas já receberam autorização, devem regularizar a situação por meio do serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra” na plataforma Gov.br. O esforço coletivo entre governo e agricultores é uma tentativa de assegurar não apenas o sustento familiar, mas também a vitalidade econômica das regiões afetadas.