Em 2025, mais de 150 procedimentos foram efetuados no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo do Hospital da Mulher em Maceió, reforçando o compromisso do programa com a expansão do acesso a métodos contraceptivos. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca), tem como objetivo capacitar profissionais de enfermagem da Atenção Básica nos procedimentos de inserção e retirada do DIU.
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destaca o impacto positivo que o programa tem na vida das mulheres, permitindo-lhes decidir o melhor momento para a maternidade. “No Cria, cuidamos da criança desde antes dela nascer”, afirma Caroline, sublinhando o compromisso do governo com a saúde reprodutiva feminina.
Kethylen Soares, uma das beneficiárias do programa, relata uma experiência positiva e atenciosa durante a inserção do DIU, realizado de forma gratuita através do SUS. Ela destaca a segurança e eficácia do método, reforçando que a escolha do DIU trouxe tranquilidade para sua saúde reprodutiva.
O DIU de cobre, conhecido por sua eficácia superior a 99%, funciona como espermicida, impedindo a fecundação. O acompanhamento no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo envolve consultas iniciais e exames de ultrassonografia para monitorar o dispositivo.
Mulheres interessadas no serviço podem agendar consultas no Hospital da Mulher de Alagoas, garantindo atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Basta levar RG, CPF e Cartão SUS para usufruir do serviço.