Durante o evento, os integrantes da rede do Plid também renovaram sua participação no programa, que faz parte do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Além disso, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB-AL) assinaram um termo de cooperação, formalizando seu compromisso como novos parceiros.
Entre os homenageados estavam o tenente Alex Acioli e a escrivã Maria Suely de Aquino, representantes da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O tenente Alex ressaltou a importância do trabalho em conjunto e destacou que Alagoas foi o primeiro estado do país a criar um comitê gestor de busca por pessoas desaparecidas.
“Este comitê foi criado em abril do ano passado, após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Segurança Pública e o Ministério Público, e tem colaborado de forma integrada propondo melhorias nas políticas públicas que visam buscar pessoas desaparecidas em nosso estado. E essa ação conjunta tem sido fundamental para minimizar o sofrimento de famílias alagoanas que buscam por um ente desaparecido”, afirmou o tenente.
Além do tenente Alex Acioli e da escrivã Maria Suely de Aquino, o coordenador do comitê estadual e chefe especial do Instituto de Medicina Legal de Maceió (IML), Diogo Nilo, também recebeu a homenagem. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e do programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), também foram agraciados com a menção honrosa.
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos é uma iniciativa fundamental para auxiliar na busca e identificação de pessoas desaparecidas. A cooperação das forças de segurança é essencial para o sucesso desse trabalho, pois são eles que estão na linha de frente, lidando diretamente com os casos e reunindo informações que podem ser cruciais para as investigações.
A homenagem prestada pelo Ministério Público mostra o reconhecimento da importância dessas forças no combate ao desaparecimento de pessoas e na promoção da segurança e do bem-estar das famílias afetadas. O engajamento de todos os envolvidos é fundamental para garantir a eficiência do programa e proporcionar resultados positivos na localização e identificação de desaparecidos.
