ALAGOAS – Programa de capacitação para 700 profissionais do Suas é iniciado em Alagoas, visando fortalecer a assistência social no estado

Programa de capacitação é ofertado para 700 profissionais do Serviço Único de Assistência Social

Esta semana marcou o início do curso de “Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas”, parte do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) edição de 2024. O curso está sendo ministrado na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com carga horária de 40 horas, e é destinado a profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas.

As aulas estão sendo realizadas de forma presencial e simultânea nos Polos de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, com financiamento do Fundo Nacional de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, destacou a importância do programa, afirmando que a capacitação dos profissionais vai contribuir para a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade. Além do curso atual, estão previstos mais dois: “Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas” e “Atualização de Planos de Assistência Social”.

A abertura do programa aconteceu na Uneal, e contou com a presença de autoridades como a secretária Kátia Born, o pró-reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Cruz, o secretário executivo da Seades, João Ulisses, a coordenadora estadual do CapacitaSuas, Patrícia Bezerra, e Hegladja Souca, representando o Coegemas.

No total, foram disponibilizadas 700 vagas para os cursos, que têm como objetivo a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, visando aprimorar a gestão do Suas no Estado de Alagoas. Esta iniciativa representa um avanço significativo na capacitação dos profissionais que atuam na área de assistência social, contribuindo para uma maior eficiência e qualidade dos serviços prestados à população beneficiada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo